(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANCARA

Mais três navios com grãos zarparão da Ucrânia nesta sexta


04/08/2022 19:36

Outros três navios carregados com grãos zarparão, na sexta-feira, da Ucrânia, graças ao acordo respaldado pela ONU para que a Rússia suspenda o bloqueio dos portos ucranianos a fim de aliviar a crise alimentar mundial, informou o ministro da Defesa da Turquia, nesta quinta (4).

"Estão previstas as partidas de três navios amanhã da Ucrânia", disse o ministro Hulusi Akar, citado pela agência estatal turca Anadolu, três dias depois da saída do primeiro graneleiro do porto de Odessa desde a invasão russa da Ucrânia no fim de fevereiro.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, também conversou por telefone com o secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre a implementação do acordo, informou o governo turco, sem oferecer mais detalhes.

Rússia e Ucrânia chegaram a um acordo em julho para retomar as exportações de grãos através do Mar Negro. Na segunda-feira, zarpou do porto de Odessa a primeira embarcação, com destino ao Líbano, carregada com 26.000 toneladas de milho.

O graneleiro, com bandeira de Serra Leoa, foi inspecionado na quarta no Estreito de Bósforo, em Istambul, por uma equipe que incluiu funcionários da Turquia, das Nações Unidas e das partes em conflito.

Em um comunicado, a equipe assegurou que a passagem do barco era uma "prova" de que o acordo poderia ser mantido.

Em outro documento, o Centro de Coordenação especificou que os três navios carregarão um total de mais de 58.000 toneladas de grãos e que dois deles sairão do porto de Chornomorsk, ao sul de Odessa, de onde zarpará o último.

Os cargueiros se dirigirão a Karasu, na Turquia, Ringaskiddy, na Irlanda, e Teesport, no Reino Unido, detalha a nota.

Segundo a Ucrânia, outros 16 graneleiros estão prontos para zarpar.

Rússia e Ucrânia são dois dos principais fornecedores de grãos do mundo. O bloqueio das exportações fez com que os preços dos alimentos disparassem em todo o planeta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)