(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

Situação da usina nuclear de Zaporizhia é 'volátil', diz AIEA


02/08/2022 17:57

A situação na usina nuclear de Zaporizhia (sul da Ucrânia), controlada pelos russos desde o início de março, é "volátil", alertou, nesta terça-feira (2), Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tenta enviar uma missão ao local.

"A situação é realmente volátil", declarou Grossi em coletiva de imprensa na sede da ONU, em Nova York, que desde segunda-feira recebe a décima conferência dos 191 Estados signatários do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (NPT).

"Todos os princípios de segurança foram violados de uma forma ou outra. E não podemos permitir que isso continue acontecendo", completou. Na abertura da reunião, na segunda-feira, Grossi alertou que a situação "era a cada dia mais perigosa."

Há semanas que Grossi tenta enviar uma missão para inspecionar a fábrica. Mas, até agora, a Ucrânia tem rejeitado uma proposta que, em sua opinião, legitimaria a ocupação russa da usina, explicou o operador ucraniano Energoatom há algumas semanas.

"Ir até o local é muito complexo porque requer o acordo e a cooperação de vários atores", em particular de Ucrânia e Rússia, e o apoio da ONU, já que a usina encontra-se em uma zona de guerra, disse Grossi.

"Estou tentando colocar uma missão em andamento o mais rápido possível", completou.

Na segunda-feira, o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, acusou a Rússia de usar a usina, a maior da Europa, "como base militar para atirar nos ucranianos sabendo que eles não podem responder porque correriam o risco de atingir um reator nuclear ou resíduos altamente radioativos."

"Isso leva a noção de um escudo humano a um nível totalmente diferente e aterrorizante", acrescentou, insistindo que a AIEA precisa ter acesso à usina.

Em 2021, a usina gerou 20% da produção anual de eletricidade ucraniana e 74% da produzida pelo parque nuclear ucraniano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)