Jornal Estado de Minas

MADRI

Mais de mil espanhóis denunciam por fraude grupo que oferecia investimentos em cannabis

Mais de mil espanhóis denunciaram por fraude um grupo que oferecia investimentos em cannabis terapêutico e cujas atividades fizeram vítimas em todo o mundo, informaram fontes relacionadas ao caso nesta segunda-feira(1º).



A sociedade JuicyFields é acusada de apropriação indébita e lavagem de dinheiro, afirmou à AFP Norberto Martínez, advogado do escritório Martínez-Blanco. A denúncia foi apresentada à Audiência Nacional em Madri.

A sociedade baseada na Holanda oferecia investimentos com promessas de rendimento "entre 29% e 66%", afirmou o escritório em nota à imprensa.

O Martínez-Blanco indica uma possível "pirâmide financeira", que consiste em pagar aos participantes com fundos de novos investidores. Segundo vários depoimentos, os investidores obtiveram ganhos substanciais em um primeiro momento, mas a partir de 11 de julho os lucros se tornaram insustentáveis.

"O alarme soou em 13 de julho, quando a página web da JuicyFields parou de funcionar (...) deixando os investidores sem acesso para a retirada de seus fundos", afirmaram os advogados.

Segundo as estimativas do escritório, a JuicyFields fez 4.500 vítimas na Espanha, com "perdas médias de 6.500 euros" e em alguns casos, 200.000 euros.

A AFP não conseguiu contato com a sociedade.