(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Premiê britânico indica Nadhim Zahawi para pasta de Finanças


05/07/2022 19:01

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, nomeou nesta terça-feira (5) como novo ministro das Finanças Nadhim Zahawi, até então titular da pasta de Educação, após a renúncia de Rishi Sunak.

O governo britânico disse que a rainha Elizabeth II havia aprovado a indicação de Zahawi, que chegou ao Reino Unido vindo do Iraque junto com sua família quando era criança e sem falar inglês, antes de desenvolver uma lucrativa carreira empresarial.

Zahawi, um curdo-iraquiano de 55 anos, é cofundador da empresa de pesquisas YouGov e participou ativamente na política local conservadora de Londres, antes de se tornar deputado em 2010.

O novo ministro das Finanças ficou conhecido no país, sobretudo, pela gestão da vacinação no país durante a pandemia de covid-19.

Contudo, assim como Sunak, sua fortuna pessoal chamou atenção, sobretudo quando reivindicou gastos parlamentares para aquecer seus estábulos de cavalos em 2013.

A indicação de Zahawi acontece depois da renúncia simultânea de seu antecessor Rishi Sunak e do ministro da Saúde Sajid Javid, em protesto pelos escândalos dentro do governo Johnson.

Javid foi substituído na pasta da Saúde por Steve Barclay, que era responsável pela coordenação governamental.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)