(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

Quase 1/3 das mulheres de países em desenvolvimento são mães antes dos 20 anos (ONU)


05/07/2022 17:50

Quase um terço das mulheres que vivem em países em desenvolvimento se tornam mães antes dos 20 anos, segundo um estudo publicado nesta terça-feira (5) pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), especializado em saúde sexual e reprodutiva.

Segundo este estudo, quase a metade das mães de primeira viagem na adolescência tem menos de 17 anos.

"É evidente que mundo está falhando com as adolescentes", lamentou a diretora do UNFPA, Natalia Kanem, em boletim à imprensa.

"A alta frequência de gestações repetidas entre mães adolescentes são um claro sinal de que elas necessitam desesperadamente de informação e serviços de saúde sexual e reprodutiva", acrescentou.

Quase três quartos das que tiveram seu primeiro filho aos 14 anos ou menos tiveram um segundo filho ainda durante a adolescência. E 40% das que tiveram dois filhos, pariram um terceiro antes de sair da adolescência, segundo o estudo.

A UNFPA reconheceu que há alguns sinais de redução da taxa de maternidade na adolescência em todo o mundo, mas seu ritmo é muito lento.

"Os governos devem investir nas adolescentes e ajudar a ampliar suas oportunidades, recursos e habilidades, auxiliando, assim, a evitar gestações precoces e indesejadas", pediu Kanem.

"Quando as meninas puderem decidir de forma significativa o curso de sua própria vida, a maternidade na infância será cada vez menos comum", considerou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)