(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RABAT

Emissário da ONU desiste de visitar o Saara Ocidental


04/07/2022 18:28

O emissário das Nações Unidas para o Saara Ocidental, Staffan de Mistura, se reunirá em Rabat nesta segunda-feia com autoridades marroquinas, mas descartou viajar ao território em disputa, informou a ONU.

De Mistura chegou ao Marrocos no sábado, segundo os meios de comunicação marroquinos.

"Ele decidiu não visitar o Saara Ocidental durante sua viagem, mas espera fazê-lo em futuras visitas à região", afirmou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, em Nova York.

Em um comunicado publicado também em Nova York, a Frente Polisário "lamentou profundamente" a notícia.

A Frente Polisário acusou o governo marroquino de "impor condições sobre o itinerário (do enviado da ONU) e quem ele deveria entrevistar durante sua visita aos territórios saarauís ocupados".

Na sexta-feira, o porta-voz da ONU mencionou que De Mistura tinha a intenção de visitar o Saara Ocidental durante a viagem.

A ONU não explicou os motivos da decisão do diplomata, mas, segundo fontes próximas ao caso, as autoridades marroquinas expressaram reservas sobre esta viagem durante a visita anterior de De Mistura ao país em janeiro.

O Saara Ocidental, ex-colônia espanhola considerada "território não autônomo" pela ONU, opõe-se há décadas ao Marrocos e aos separatistas saarauís da Frente Polisário, apoiados pela Argélia.

Marrocos controla cerca de 80% deste território e propõe um plano de autonomia sob sua soberania. Já os separatistas pedem a realização de um referendo de autodeterminação sob os auspícios da ONU, previsto no cessar-fogo de 1991.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)