(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAIA

TPI emite três ordens de prisão por guerra entre a Geórgia e a Rússia em 2008


30/06/2022 10:24

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra três pessoas por supostos crimes de guerra durante o conflito entre a Rússia e a Geórgia pela Ossétia do Sul em 2008, informou o tribunal nesta quinta-feira.

Os juízes aprovaram mandados de prisão para Mayramovich Mindzaev (também chamado de Mindzayev), então ministro de Assuntos Internos da região separatista pró-Rússia, Gamlet Guchmazov e David Georgiyevich Sanakoev, dois outros responsáveis da Ossétia do Sul, indicou a corte.

Os juízes do TPI, com sede em Haia, encontraram "indícios razoáveis para acreditar que cada um dos três suspeitos é responsável por crimes de guerra", informou o tribunal em comunicado.

O procurador-geral do TPI, Karim Khan, solicitou os mandados de prisão em março - dias depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia - e os juízes deram razão a ele em 24 de junho, tornando sua decisão pública nesta quinta-feira.

Em 2016, o TPI lançou uma investigação sobre supostos crimes de guerra durante a curta guerra de 2008 entre a Rússia e a Geórgia pela Ossétia do Sul. Foi sua primeira investigação sobre eventos fora da África e a primeira sobre uma guerra envolvendo a Rússia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)