(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Casos de covid-19 aumentam 25% na América do Sul, alerta Opas


29/06/2022 17:26

Os casos de covid-19 aumentaram 25% na América do Sul esta semana, indicou nesta quarta-feira (29) a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que insistiu que os países vacinem suas populações e não afrouxem as medidas para evitar os contágios.

"Na América do Sul, houve um aumento significativo na incidência de covid-19, com quase meio milhão de novos casos informados durante a última semana, um crescimento de 24,6% em comparação à semana anterior", disse a diretora das Opas, Carissa Etienne, em uma coletiva de imprensa virtual.

Ela afirmou que o maior aumento relativo de casos foi registrado na Bolívia, seguida pelo Peru.

As infecções subiram, porém, em todo o continente, com mais de 1,3 milhões de novos casos, uma alta de 13,9% com relação à semana anterior.

"Esses números servem como uma clara lembrança de que pessoas demais seguem vulneráveis", ressaltou Etienne, que pediu que o ritmo de vacinação seja acelerado, a fim de proteger os que podem sofrer piores consequências devido ao vírus, como os idosos.

"Não podemos ignorar que ainda temos 224 milhões de pessoas em nossa região que não receberam uma só dose de vacina contra a covid-19", enfatizou.

Ainda que 17 países americanos tenham superado a meta de vacinar 70% de sua população e 40 países tenham imunizado mais de 40%, ainda há 11 países que não alcançaram nem o primeiro objetivo de 40%, segundo dados da Opas.

"Por favor, espalhem a palavra de que a gente precisa se vacinar", pediu Etienne na coletiva. "A pandemia não acabou", acrescentou.

Etienne insistiu também na necessidade de seguir usando máscaras em espaços fechados e de manter um distanciamento de pelo menos um metro com as outras pessoas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)