(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MONTREAL

Canadá aumenta presença diplomática no Leste Europeu e no Cáucaso


29/06/2022 14:00

O Canadá anunciou nesta quarta-feira (29) que aumentará sua presença diplomática no Centro e Leste Europeu, assim como na região do Cáucaso, com a abertura de quatro novas embaixadas, para ajudar a "combater as atividades desestabilizadoras da Rússia".

"Essa expansão diplomática ajudará a guiar a resposta do Canadá às ameaças de segurança em evolução, fortalecerá a cooperação política e econômica em apoio aos aliados europeus", ressaltou o Ministério de Relações Exteriores em comunicado.

"Estamos aumentando nossa presença diplomática. O Canadá abrirá quatro novas embaixadas na Estônia, Lituânia, Eslováquia e Armênia", disse a chanceler canadense, Mélanie Joly, em uma coletiva de imprensa em Madri, à margem da cúpula da Otan.

Este anúncio ocorre depois que os líderes governamentais dos membros do G7, entre eles o Canadá, prometeram esta semana na Alemanha continuar fornecendo apoio "diplomático" à Ucrânia, que desde 24 de fevereiro enfrenta uma guerra após a invasão das tropas russas.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, o aumento da presença diplomática nessas zonas também tem como objetivo "combater ainda mais os efeitos da invasão russa na Ucrânia e apoiar a Armênia em seu desenvolvimento democrático".

Por sua parte, Mélanie Joly expressou por escrito que "a diplomacia segue sendo a melhor maneira de apoiar a segurança e a estabilidade" e destacou também que as mudanças "fortalecerão o compromisso do Canadá na região, irão ajudar a combater as atividades desestabilizadoras russas e aumentarão o apoio à Operação REAFIRMAÇÃO".

REAFIRMAÇÃO é a operação militar internacional na qual 1.400 soldados canadenses foram destacados para a Letônia, a maior participação no exterior realizada por esta nação norte-americana até hoje.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)