(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VARSÓVIA

Representantes LGBTQIA+ de Varsóvia e Kiev desfilam juntos na capital da Polônia


25/06/2022 12:35

Representantes da comunidade LGBTQIA+ ucraniana se juntaram a várias dezenas de milhares de participantes na Parada do Orgulho de Varsóvia neste sábado (25), em um desfile conjunto marcando sua solidariedade mútua e oposição à invasão russa da Ucrânia.

A marcha começou com um minuto de silêncio dedicado às vítimas do tiroteio de sexta-feira à noite perto de um bar gay no centro de Oslo, que levou ao cancelamento de um evento LGBTQIA+ agendado para este sábado.

"O amor prevalecerá. A justiça, nossa luta por direitos iguais para todos e nosso apoio à comunidade LGBTQIA+ é e permanecerá inequívoco", disse o embaixador norueguês em Varsóvia, Anders Eide, no início do desfile.

Uma onda de bandeiras do arco-íris das comunidades LGBTQIA+ inundou as grandes avenidas do centro da capital polonesa, salpicada este ano com as cores azul e amarelo da Ucrânia.

"Queremos lembrar a todos que, para que os direitos LGBTQIA+ ucranianos sobrevivam, a guerra deve acabar", disse Lenny Emson, chefe da Parada do Orgulho de Kiev, que não pode ocorrer devido a preocupações de segurança.

As imagens da marcha em Varsóvia, organizada sob o patrocínio do prefeito liberal Rafal Trzaskowski, e na presença da Comissária Europeia para a Igualdade, Helena Dalli, contrastam com o contexto político e jurídico na Polônia que, segundo um relatório recente da ONG internacional ILGA Europe - que reúne mais de 600 associações LGBTQIA+ de 54 países da Europa e Ásia - é considerada o país mais fechado às minorias sexuais da União Europeia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)