(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARACAS

Venezuela condena 24 militares que se rebelaram em 2019


23/06/2022 20:09

A Justiça da Venezuela condenou a até 15 anos e nove meses de prisão 24 militares que se rebelaram em 2019, em meio a protestos em massa da oposição, informou um ativista dos direitos humanos.

Trata-se de um grupo de militares da Guarda Nacional preso em 21 de janeiro de 2019 após tentar tomar à força um comando desse corpo armado em um bairro popular de Caracas e não reconhecer o governo de Nicolás Maduro durante uma onda de manifestações contra o presidente socialista.

O sargento Luis Bandres, que liderou a intentona, foi condenado a 15 anos e nove meses de prisão por "motim" e "instigação", informou no Twitter o ativista Alfredo Romero, diretor da ONG de defesa dos direitos humanos Foro Penal, crítica de Maduro. Os demais receberam uma pena de sete anos e nove meses em uma audiência, acrescentou.

Parentes denunciaram que os soldados sofreram tortura durante a detenção. "Torturas graves relatadas não foram consideradas, nem investigadas", destacou Romero.

A Foro Penal denuncia que existem cerca de 240 "prisioneiros políticos" na Venezuela, incluindo mais de uma centena de militares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)