(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAVANA

Cubana depõe ante as autoridades após denunciar duras condições de vida na web


13/06/2022 18:47

Uma mãe cubana depôs nesta segunda-feira (13) ante as autoridades após ser intimada após ter denunciado no Facebook o alto custo da energia elétrica e as difíceis condições de vida na ilha em um vídeo que viralizou e causou polêmica.

Amelia Calzadilla, de 31 anos, mãe de três filhos, transmitiu na quinta-feira pelo Facebook uma mensagem ao vivo, pedindo às mães cubanas que se unissem a suas reivindicações.

"Povo de Cuba, mães cubanas que acordam cedo como eu, preocupada em ficar sem luz, sem saber o que vai dar de comer aos seus filhos à tarde, quando chegarem da escola (...) Eu te pergunto: quanto mais você vai aguentar? Porque eu não aguento mais!", disse Calzadilla no vídeo de mais de oito minutos, que viralizou rapidamente.

Passadas as 11h locais (12h de Brasília) desta segunda-feira, a mulher entrou acompanhada dos pais na Assembleia Municipal do Poder Popular de El Cerro, governo de seu populoso município em Havana, onde foi intimada a depor.

Ao sair, Calzadilla se negou a falar com a imprensa.

"Vou transmitir ao vivo para que todas as pessoas que se preocuparam comigo, que queiram saber, saibam", disse, brevemente.

Em outro vídeo postado no domingo, ela informou que tinha recebido em casa a visita de representantes do governista Partido Comunista de Cuba (PCC, único) e que havia sido intimada a depor nesta segunda.

Na mensagem original, à qual outras mães cubanas se somaram, ela criticou os dirigentes cubanos.

"Não queremos fazer mais fila para o frango, que é uma merda, nem para comida, nem para o cachorro-quente, nem para a carne moída. Queremos viver com dignidade, com decência. Até quando, compadre?!", questiona, além de reclamar do alto custo da eletricidade e dos cortes de energia que afetam o país há semanas.

"Eles nos dizem que vão pôr o coração, pois que ponham também o cérebro!", acrescenta, em alusão a um dos lemas de governo do presidente Miguel Díaz-Canel, que diz: "Ponha o coração em Cuba".

O portal estatal de notícias Cubadebate disse no fim de semana que o vídeo "é um exemplo de manual do que se chama gestão da irritação".

Segundo este veículo governista, a receita consiste em "pegar um contexto concreto (a escassez, unida à inflação), exagerar seus aspectos negativos, dramatizando suas consequências" e culpar as autoridades para "exacerbar a irritação" da população e manipulá-la.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)