(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SYDNEY

Austrália pagará EUR 555 milhões por romper contrato de submarinos franceses


10/06/2022 22:47

A Austrália anunciou neste sábado um acordo de compensação de 555 milhões de euros com o estaleiro francês Naval Group pelo rompimento de um contrato de fornecimento de submarinos que desencadeou uma crise entre os dois países.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse que era um acordo "justo e equitativo", após a quebra do contrato bilionário com o estaleiro francês para, no lugar, adquirir submarinos nucleares americanos ou britânicos.

O acordo encerra uma disputa amarga que estremeceu as relações entre Austrália e França durante grande parte do ano.

Em setembro de 2021, o então primeiro-ministro Scott Morrison rompeu repentinamente um contrato acordado há anos com o Naval Group para produzir submarinos movidos a diesel.

Em vez disso, ele anunciou a aquisição de submarinos britânicos ou americanos movidos a energia nuclear, uma mudança significativa em um país com pouca capacidade atômica.

A decisão irritou o presidente francês, Emmanuel Macron, que acusou Morrison de mentir para ele.

As relações foram congeladas até maio deste ano, quando o líder progressista Albanese foi eleito.

O contrato pela aquisição de submarinos é fundamental para a corrida da Austrália para desenvolver suas capacidades militares diante da crescente belicosidade da China do presidente Xi Jinping.

Submarinos movidos a energia nuclear permitirão que a Austrália opere de forma mais furtiva e tenha um poder de dissuasão muito maior contra a China.

Mesmo assim, há dúvidas sobre a velocidade de sua implementação. Os primeiros submarinos levarão décadas para se tornarem operacionais, deixando uma longa lacuna nas capacidades australianas, que conta atualmente com uma frota envelhecida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)