(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LOS ANGELES

Biden e venezuelano Guaidó conversam por telefone durante Cúpula das Américas


08/06/2022 20:00

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone com o líder venezuelano Juan Guaidó na tarde desta quarta-feira (8) em meio à Cúpula das Américas, informaram as assessorias de ambas as partes.

"O presidente Biden manifestou seu apoio pelas negociações venezuelanas como o melhor caminho para a restauração pacífica das instituições democráticas, eleições justas e livres, e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os venezuelanos", disse a Casa Branca em um comunicado.

Por sua vez, "Guaidó reafirmou a importância de calibrar permanentemente uma pressão multilateral internacional liderada pelos EUA para uma saída negociada para a crise que resulte em eleições livres, justas e verificáveis", afirmou sua equipe em comunicado enviado à AFP.

A chamada telefônica durou cerca de 17 minutos e foi realizada enquanto Biden voltava a Los Angeles para participar da Cúpula, segundo fontes próximas a Guaidó.

Washington ratificou que reconhece como presidente em exercício da Venezuela a Guaidó, eleito em 2015 como presidente da Assembleia Nacional, e não Nicolás Maduro, que não foi convidado para o evento.

Após mais de duas décadas de tensão política, uma nova tentativa de diálogo entre a oposição e o governo foi iniciada no ano passado, mas Maduro suspendeu as conversas em outubro.

Fontes próximas a Guaidó afirmam que há esforços para que o diálogo seja retomado com mediação do Vaticano.

Essa semana, o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, conversou com o cardeal Pietro Parolín para discutir, entre outras coisas, "a importância das negociações entre o regime e a Plataforma Unitária como o melhor caminho para resolver a crise".

O presidente dos Estados Unidos reafirmou sua disposição para ajustar a polícia de sanções impostas à Venezuela, dependendo do avanço dessas negociações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)