(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE MÉXICO

EUA extraditam para o México ex-governador acusado de corrupção


02/06/2022 18:15

O ex-governador do estado mexicano de Chihuahua César Duarte foi extraditado nesta quinta-feira pelos Estados Unidos, para responder em seu país pelo desvio de cerca de 5 milhões de dólares de fundos públicos, informou o governo mexicano.

Em comunicado conjunto, a chancelaria e a Procuradoria Geral da República assinalaram que o governo americano "entregou Duarte em extradição, para que seja procesado por responsabilidade pelos crimes de peculato e associação criminosa". O político, que, segundo a imprensa local, está sendo levado para o México em um avião oficial, será entregue a um tribunal de Chihuahua.

Duarte, 59, do ex-hegemônico Partido Revolucionário Institucional (PRI), governou o estado fronteiriço entre 2010 e 2016 e foi capturado na cidade americana de Miami em 8 de julho de 2020, acusado de desviar recursos públicos para as campanhas do seu partido.

Após as primeiras acusações e um primeiro mandado de prisão, Duarte se mudou para os Estados Unidos em novembro de 2016. Em março do ano seguinte, foi emitida a lista vermelha da Interpol. A extradição "é resultado da colaboração estreita entre os dois países", destacou a Procuradoria.

Uma dúzia de ex-governadores mexicanos foram acusados judicialmente de corrupção ou ligação com o crime organizado nas últimas duas décadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)