(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Moscou poderá trocar presos ucranianos por aliado de Putin, diz negociador


22/05/2022 10:56

Moscou está considerando trocar prisioneiros do ucraniano Batalhão Azov por Viktor Medvedchuk, um político e rico empresário próximo ao presidente Vladimir Putin - disse um negociador russo no sábado (21).

"Vamos estudar a possibilidade", afirmou Leonid Slutsky, membro da equipe de negociação russa com a Ucrânia na cidade separatista de Donetsk, no sudeste da Ucrânia, informou a agência de notícias RIA Novosti.

Medvedchuk, de 67 anos, é um dos homens mais ricos da Ucrânia, conhecido por sua proximidade com Putin. Ele escapou da prisão domiciliar em que foi colocado após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro, mas voltou a ser detido em abril.

Na sexta-feira (20), os militares russos anunciaram que os últimos defensores da cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, haviam-se rendido, depois de semanas de resistência na siderúrgica de Azovstal.

Entre os combatentes ucranianos que se entregaram às tropas russas, havia membros do Batalhão Azov, uma ex-unidade paramilitar que se somou às Forças Armadas ucranianas. A Rússia classifica este grupo como uma organização neonazista, devido aos seus vínculos pretéritos com grupos de extrema direita.

A Suprema Corte da Rússia deve considerar, em 26 de maio, um pedido para se classificar o Batalhão Azov como "organização terrorista", o que dificultaria a troca desses prisioneiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)