(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAVANA

EUA negam vistos a cubanos governistas para Cúpula dos Povos


18/05/2022 21:11

Os Estados Unidos negaram os vistos para 23 cubanos simpatizantes do governo da ilha que participariam em junho da Cúpula dos Povos, um evento paralelo à Cúpula das Américas, informou nesta quarta-feira o jornal oficial Granma.

"O governo dos Estados Unidos negou os vistos para 23 cubanos que participariam da Cúpula dos Povos pela Democracia, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de junho em Los Angeles, Califórnia, de forma paralela com a nona Cúpula das Américas", escreveu o Granma, citando como fonte os organizadores.

A publicação assinalou que entre essas 23 pessoas estão a médica Tania Crombet Ramos, que contribuiu para o desenvolvimento de várias vacinas; Reineris Salas Pérez, lutador olímpico que ganhou a medalha de bronze em Tóquio, Jorge González Núñez, líder estudantil cristão, assim como jornalistas, artistas, sindicalistas e líderes comunitários.

Uma declaração dos organizadores da reunião, reproduzida no Granma, assinala que "a negativa de seus vistos é uma afronta aos mesmos valores democráticos que o governo americano e sua 'Cúpula das Américas' pretendem defender".

Apesar de vários funcionários americanos terem dito que os convites para a Cúpula das Américas ainda não foram enviados, eles também sugeriram que Cuba, Venezuela e Nicarágua não seriam convidados por não cumprirem com os padrões democráticos.

Essa posição provocou protestos e os governos da Comunidade do Caribe, do México, da Bolívia e da Guatemala anunciaram que não compareceriam ao evento se a exclusão fosse mantida.

Ao encerrar uma sessão parlamentar na segunda-feira, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel disse que "quem assume o compromisso de acolher uma reunião hemisférica deve ter a capacidade e a coragem de ouvir a todos".

Cuba foi convidada e compareceu à sétima (Panamá, 2015) e oitava (Lima, 2018) edições da Cúpula das Américas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)