Jornal Estado de Minas

WASHINGTON

Blue Origin enviará primeiro turista brasileiro ao espaço

A Blue Origin lançará seu quinto voo espacial tripulado, levando a bordo o primeiro turista espacial brasileiro, o engenheiro Victor Correa Hespanha, além da primeira mulher nascida no México, anunciou nesta segunda-feira (9) a empresa criada por Jeff Bezos.



O mineiro Victor Hespanha, engenheiro de produção de 28 anos, será o primeiro 'criptonauta' da história.

A data do voo será anunciada em breve, segundo comunicado da Blue Origin.

Quando embarcar no foguete New Shepard, da companhia de Besos, ele realizará um sonho de criança com a ajuda da Crypto Space Agency (CSA), uma aliança que tem como objetivo aliar a tecnologia da indústria espacial ao poder financeiro dos mercados de criptomoedas para impulsionar a inovação.

Hespanha garantiu sua vaga ao adquirir um NFT (tolkien não fungível) pela primeira vez no que a CSA descreveu, em nota, como "um momento histórico que começa a revelar o impacto na vida real" que a web.3 e em particular os NFTs podem ter, "ao tornar a viagem espacial acessível para pessoas comuns".

"Eu comprei pensando na valorização potencial", disse Hespanha, citado no comunicado. "Eu nunca imaginei que o meu seria sorteado".

Hespanha será o segundo brasileiro a viajar ao espaço, depois do então astronauta Marcos Pontes, em 2006.

Nascida no México, Echazarreta, nascida em Guadalajara há 26 anos, se tornará a americana mais jovem a viajar ao espaço, graças ao programa de astronautas civis patrocinado pela Space for Humanity (Espaço para a Humanidade).



Sua vida encarna o sonho americano de milhares de famílias imigrantes com começo difícil. Ela chegou ao país aos sete anos e o processo de imigração a manteve distante de sua família durante cinco anos.

"Minha avó me disse: 'lembre-se que, embora estejamos separados, estamos debaixo do mesmo céu'. Esta mensagem sempre ficou gravada para entender que todos estamos conectados no mesmo planeta, enfrentando os mesmos desafios, sem importar onde estamos fisicamente", afirmou a jovem, citada na página da Space for Humanity na internet.

Formada em engenharia elétrica, ela trabalhou quase quatro anos em um laboratório da Nasa e foi selecionada entre mais de 7.000 solicitantes de mais de cem países e representará as mulheres e minorias interessadas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A nova missão, Shepard NS-21, será integrada, ainda, pelo investidor Evan Dick, piloto e presidente da Action Aviation Hamish Harding, aventureiro e cofundador da Dream Variation Ventures Jaison Robinson e do explorador e cofundador da empresa de capital privado Insight Equity Victor Vescovo.



Cada tripulante a bordo da NS-21 levará um postal ao espaço em nome da fundação Blue Origin Club for the Future.

O setor do turismo espacial está em expansão.

A Blue Origin já levou 20 pessoas acima da linha de Kármán, que marca o início do espaço, segundo a convenção internacional, a 100 km de altitude.

O foguete New Shepard é totalmente reutilizável e funciona com hidrogênio líquido e oxigênio, que não libera gases de efeito estufa na atmosfera.

O próprio Bezos, também fundador da Amazon, participou do primeiro voo tripulado da New Shepard, em julho de 2021.

A principal concorrente da Blue Origin para este tipo de voo é a Virgin Galactic, de Richard Branson.