Jornal Estado de Minas

BRUXELAS

UE continua negociações difíceis sobre embargo do petróleo russo

Os países da União Europeia (UE) vão continuar "no início da semana" as difíceis negociações para superar os obstáculos que travam o projeto de embargo europeu ao petróleo russo, informaram fontes diplomáticas.



Os embaixadores dos 27 países membros reuniram-se neste domingo sem chegar a um acordo sobre a sexta série de sanções contra Moscou, apresentada na quarta-feira pela Comissão Europeia.

"Os contatos em todos os níveis continuarão no início da semana com o objetivo de chegar a um acordo completo sobre este sexto pacote" de sanções o mais rápido possível, disse um diplomata europeu.

O Conselho Europeu "está unido pela necessidade de adotar" estas medidas. "Grande progresso foi feito para a maioria" delas, acrescentou.

A proposta da Comissão Europeia prevê um embargo ao petróleo russo até o final do ano, mas a medida causa desconfiança em alguns países.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, cujo país é fortemente dependente da energia russa, alertou na sexta-feira que a proposta de Bruxelas mina a "unidade europeia". Para adotar as sanções, é necessária a unanimidade dos 27 membros.

"Não há bloqueio político, mas é preciso garantir fontes alternativas de abastecimento aos países do interior que dependem do petróleo russo por oleoduto. E não é uma coisa fácil", assegurou à AFP um diplomata europeu.

"Trata-se de novas infraestruturas e mudanças tecnológicas, que envolvem não só financiamento europeu, mas também acordos entre vários Estados-membros.

"Estamos fazendo progressos, mas leva tempo", acrescentou. O trabalho continua "para responder às preocupações de segurança do abastecimento de alguns países", reiterou outro diplomata.