(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

CIA diz que China estuda 'cuidadosamente' guerra na Ucrânia de olho em Taiwan


07/05/2022 14:40

A China está observando de perto a invasão da Ucrânia pela Rússia e provavelmente está ajustando seus planos de longo prazo para obter o controle de Taiwan com base nas lições dessa guerra, disse o diretor da CIA, Bill Burns, neste sábado.

"Claramente, a liderança chinesa está tentando analisar cuidadosamente quais lições deve aprender com a Ucrânia sobre suas próprias ambições e Taiwan", disse Burns ao Financial Times.

Ele afirmou que Pequim "se surpreendeu" com o fraco desempenho das forças militares russas, bem como com a feroz resistência de toda a sociedade ucraniana.

"Acredito que lhes chamou atenção a forma como a Otan se uniu para impor custos econômicos à Rússia como resultado desta agressão", continuou.

"Incomoda" a China que o presidente russo Vladimir Putin tenha feito "europeus e americanos" se aproximarem, mas "quais conclusões que tem tirado disso tudo continua sendo uma incógnita".

Taiwan vive sob ameaça por parte de Pequim, que vê a ilha como parte de seu territória.

Segundo Burns, Pequim não desistiu desse objetivo, mas fatores como a resposta ocidental à invasão e seu impacto na economia global estão "afetando seu cálculo de como e quando o farão".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)