(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Onda de calor em Índia e Paquistão, o prenúncio de um futuro ainda pior


06/05/2022 16:27

O calor sufocante que assola Índia e Paquistão há cerca de dois meses é inédito, mas o futuro será muito pior, afirmam cientistas, que explicam a maior frequência das temporadas de altas temperaturas pela mudança climática.

Mais de um bilhão de habitantes do sudeste asiático sofreram, em março e abril, com temperaturas extremas, acima de 40°C, antes do início do período das monções. E isso ainda não terminou.

"Esta onda de calor poderia matar milhares de pessoas", alerta Robert Rohde, cientista do grupo Berkeley Earth. O número de mortos, especialmente entre a população pobre e de mais idade, só será conhecido mais tarde.

A mortalidade relacionada com o calor na Índia, que já sofreu com ondas mortíferas em 2015 e 2019, aumentou em mais de 60% desde 1980, segundo o Ministério de Ciências da Terra indiano.

Além disso, outros "impactos" já estão sendo vistos na agricultura, na água, no fornecimento de energia, destacou, nesta semana, o titular da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o finlandês Petteri Taalas.

Isso sem contar que a qualidade do ar é cada vez pior, que os riscos de incêndios aumentam e os cortes de eletricidade.

"Esta região do mundo, e a maioria das zonas tropicais, estão entre as mais vulneráveis diante das ondas de calor", declarou à AFP Camilo Mora, pesquisador da Universidade do Havaí.

- Normal? -

Em um estudo de referência publicado em 2017, Mora e sua equipe estimaram que aproximadamente metade da população mundial estaria exposta a um "calor mortal" por pelo menos 20 dias ao ano até 2100. E isso aconteceria mesmo se o aumento das temperaturas globais não superar os 2°C em relação à era pré-industrial, a meta principal dos Acordos de Paris sobre o clima.

Os cientistas estão realizando cálculos para avaliar em que medida o aquecimento global é responsável pela onda de calor que afeta o sudeste asiático.

"Não há dúvida de que a mudança climática modifica as regras do jogo em matéria de ondas de calor", disse à AFP a especialista Friederike Otto, do Imperial College de Londres.

"O que estamos vendo agora será normal, até mesmo frio, em um mundo entre dois e três graus mais quente", acrescentou.

Até agora, a temperatura do planeta aumentou em média 1,1°C e, se todos os compromissos dos signatários do acordo de Paris forem cumpridos, a temperatura subiria 2,8°C, segundo especialistas climáticos do Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) da ONU.

Na Índia e no Paquistão, o IPCC prevê "ondas de calor mais intensas, mais longas e mais frequentes".

- Calor combinado à umidade -

O calor extremo é ainda mais perigoso quando combinado com a umidade, um fenômeno medido pelo "termômetro molhado" ou TW, que leva em conta a capacidade do corpo para reduzir sua temperatura por meio da transpiração.

Considerando que um corpo apenas recebe calor quando a temperatura exterior TW supera a sua, um ser humano jovem e saudável, na sombra e com água disponível, não sobreviveria por mais de seis horas a uma temperatura de 35 graus TW.

Durante a onda de calor de 2015, que deixou mais de 4.000 mortos em Índia e Paquistão, o "termômetro molhado" alcançou 30 graus TW.

Este ano, a situação é ainda pior, com o recorde de 32,2 graus TW registrados na semana passada em Nagpur, no centro da Índia, assinalou Thibault Laconde, chefe de uma empresa emergente especializada na adaptação ao aquecimento global.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)