(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Valls retorna à política na França pelas mãos de Macron


05/05/2022 16:49

O ex-primeiro-ministro francês Manuel Valls será candidato a deputado da aliança centrista do presidente francês Emmanuel Macron nas eleições legislativas de junho, anunciou a maioria governamental nesta quinta-feira (5).

Com a sua candidatura pela 5ª circunscrição eleitoral dos franceses no estrangeiro, correspondente a Espanha, Portugal, Andorra e Mônaco, o ex-político socialista confirma o seu retorno à política francesa após uma breve passagem pela Espanha.

Em 2018, o então deputado, que não participou da posse do partido de Macron em 2017, ao qual foi posteriormente associado, deixou sua cadeira para concorrer em vão à prefeitura de Barcelona (nordeste da Espanha), onde nasceu há 59 anos.

Embora o ex-ministro do Interior e ex-chefe de governo do presidente socialista François Hollande (2012-2017) tenha dito que ficaria em Barcelona mesmo que perdesse, acabou deixando seu cargo de vereador em 2021 e retornou à França.

Atuando como comentarista de televisão, ele foi visto em 24 de abril ao pé da Torre Eiffel durante a celebração da vitória do presidente Macron nas eleições presidenciais.

Nos últimos dias, a imprensa francesa anunciou sua candidatura sem confirmar sua circunscrição, embora o deputado em final de mandato Stéphane Vojetta, da aliança de Macron, reafirmou sua intenção de concorrer à reeleição.

Nascido em Barcelona em agosto de 1962, Valls foi criado em Paris por um pai catalão - o pintor Xavier Valls - e uma mãe ítalo-suíça. Ele recebeu a nacionalidade francesa aos 20 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)