(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

Diretor da OMS faz apelo a favor do direito ao aborto


04/05/2022 09:55

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo nesta quarta-feira (4) a favor do direito ao aborto, coincidindo com a possibilidade de que a Suprema Corte dos Estados Unidos o anule.

"Restringir o acesso ao aborto não reduz o número de procedimentos, apenas leva as mulheres e meninas a realizar procedimentos inseguros", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus no Twitter, sem mencionar diretamente os Estados Unidos.

"O acesso ao aborto seguro salva vidas", enfatizou o chefe da OMS.

Nos Estados Unidos, o site de notícias Politico revelou na segunda-feira um documento interno que aponta que a maioria dos juízes da Suprema Corte está disposta a enterrar a decisão Roe vs. Wade de 1973, que protege o direito das mulheres americanas de interromper sua gravidez.

A Suprema Corte confirmou a autenticidade do texto -- um projeto de sentença datado de fevereiro -- mas destacou que não representa uma decisão "definitiva".

Tedros afirmou nesta quarta-feira no Twitter que "as mulheres devem ter sempre o direito à escolha quando se trata de seu corpo e sua saúde".

Segundo a OMS, os abortos inseguros causam cerca de 39.000 mortes por ano em todo o mundo e fazem com que milhões de mulheres sejam hospitalizadas por complicações.

A maioria dessas mortes se concentram nos países de baixa renda --mais de 60% na África e 30% na Ásia-- e entre as pessoas mais vulneráveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)