(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA DÉLHI

Reino Unido e Índia alcançam acordo sobre associação de defesa e segurança


22/04/2022 07:17

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou nesta sexta-feira em Nova Délhi que Grã-Bretanha e Índia chegaram a um acordo de associação novo e ampliado nas áreas de defesa e segurança.

A nova associação é um "compromisso de várias décadas", destacou Johnson, que elogiou a relação que une "uma das democracias mais antigas com a Índia, certamente a maior democracia".

A visita acontece no momento em que o chefe de Governo britânico enfrenta as críticas de deputados conservadores e a perspectiva de uma investigação para determinar se mentiu aos parlamentares sobre o "partygate", o escândalo das várias festas organizadas em Downing Street durante os confinamentos pela pandemia.

"As ameaças de coação autocrática aumentaram ainda mais, portanto é vital que aprofundemos nossa cooperação", afirmou Johnson, ao lado do primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

Os dois países têm um "interesse comum em manter a região do Indo-Pacífico aberta e livre", disse.

A Índia integra, ao lado dos Estados Unidos, Japão e Austrália, o grupo "Quad", considerado um baluarte contra a China.

Mas o país também tem um longo histórico de cooperação com a Rússia, seu maior fornecedor de equipamentos militares, e se negou a condenar abertamente a invasão russa da Ucrânia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)