(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

Guerra na Ucrânia pesa nas negociações antes da reunião ministerial da OMC


12/04/2022 10:46

A guerra na Ucrânia e as tensões diplomáticas que desencadeou pesam nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) para preparar a grande reunião ministerial de junho, disse sua diretora-geral nesta terça-feira (12).

Este encontro, que deve reunir os ministros dos 164 membros da OMC, entre eles Rússia e Ucrânia, foi adiado diversas vezes devido à pandemia.

"A guerra provocou tensões e tornou o trabalho um pouco mais difícil", declarou Ngozi Okonjo-Iweala, na apresentação das previsões anuais do comércio.

"É um contexto muito incerto" e "isso impacta a nossa forma de trabalhar", destacou, explicando que as reuniões com o conjunto dos membros da institução foram cada vez mais difíceis.

A OMC decidiu realizar as negociações de forma bilateral e em pequenos grupos "para respeitar as sensibilidades" de seus membros, em um momento em que muitos países boicotaram a Rússia.

A responsável nigeriana mostrou-se, no entanto, cautelosa quanto à possibilidade de chegar a acordos na reunião ministerial de meados de junho, sobretudo sobre os subsídios à sobrepesca e pesca ilegal, e a resposta da OMC à pandemia de covid-19, tendo como central a questão da vacina patentes.

A reunião ministerial também deve abordar a reforma da instituição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)