(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LUXEMBURGO

UE prevê forte desaceleração econômica por guerra na Ucrânia


04/04/2022 13:34

O comissário da Economia da União Europeia, Paolo Gentiloni, descartou, nesta segunda-feira (4), que a guerra na Ucrânia e as sanções contra a Rússia vão mergulhar a Europa em uma recessão este ano, mas disse esperar um crescimento "muito reduzido".

"O impacto está aí. É muito cedo para fazer uma estimativa quantitativa, mas é certo que não alcançaremos o nível de crescimento da nossa previsão anterior", ou seja, um crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) na zona do euro em 2022, afirmou Gentiloni, antes de uma reunião em Luxemburgo entre os ministros da Economia dos 19 países que compartilham a moeda única.

Divulgada no início de fevereiro, antes da deflagração da ofensiva russa à Ucrânia, a previsão da Comissão será atualizada em 16 de maio.

"O panorama geral não é o de uma recessão próxima", afirmou Gentiloni, que espera "um nível de crescimento muito baixo", enquanto a UE prepara uma quinta série de sanções contra Moscou, que podem afetar o setor energético e piorar o impacto do conflito para os europeus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)