Jornal Estado de Minas

DUBAI

Exposto em Dubai diamante branco gigante que será leiloado na Suíça

Um diamante branco de 228,31 quilates foi apresentado ao público pela primeira vez nesta sexta-feira (25) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e será leiloado em meados de maio na Suíça, onde seu preço pode chegar a 30 milhões de dólares.



Apelidada de "The Rock", a pedra extraída e polida na África do Sul há mais de 20 anos é "o maior diamante (em formato de) pera de cor D-Z (tons de brancos) que já foi catalogado" pelo Instituto Americano de Gemologia, disse a Christie's em um comunicado.

Após sua estreia na Christie's Dubai de 26 a 29 de março, o diamante será apresentado em Taipei, Nova York e Genebra, onde estará à venda em 11 de maio.

"O Oriente Médio sempre apreciou joias e pedras preciosas de grande valor", disse à AFP Rahul Kadakia, chefe internacional de joias da Christie's.

"Achamos que é uma boa ideia apresentar o diamante em uma região onde há muitos grandes colecionadores de pedras preciosas", acrescentou.

O recorde em leilão de um diamante incolor é o de uma pedra de 163,41 quilates, vendida por US$ 33,7 milhões em novembro de 2017, segundo o comunicado.

Em fevereiro passado, a Sotheby's de Londres vendeu um diamante negro de 555,55 quilates, o maior diamante negro natural do mundo, por 4,3 milhões de dólares.