Jornal Estado de Minas

Guerra na Ucrânia

Tecnologia brasileira de tratamento de água é levada para a Ucrânia



Tecnologia criada pela startup brasileira PW Tech foi enviada no voo da FAB que decolou nesta segunda-feira (8/3) para resgatar brasileiros que fogem da guerra na Ucrânia. No total, são cinquenta máquinas portáteis que tratam a água de rios, lagos, açudes e da chuva, possibilitando o seu consumo.



Cada unidade pesa 12 quilos e filtra 5 mil litros de água por dia, isentando-a de bactérias, vírus, coliformes fecais e metais contaminantes. O equipamento necessita de energia para funcionar e dois recipientes, um para a entrada e outro para a saída da água. 



Os equipamentos que levarão água potável aos civis foram comprados através de uma licitação internacional feita pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops), da ONU, e serão entregues ao governo de Volodymyr Zelensky.

Máquina brasileira que filtra água é mandada para Ucrânia (foto: Divulgação/PW Tech)

 

Missão humanitária no Haiti


A tecnologia também já foi utilizada em 2021 durante uma missão humanitária do governo federal para ajudar haitianos afetados por terremoto de magnitude 7,2.

Crise hídrica na Ucrânia


Na Ucrânia, ataques das forças russas miram sistemas de água, energia e comunicação de várias regiões. Em Mariupol, no sul do país, a ação russa prejudicou o abastecimento de água e energia da cidade, deixando a população, de cerca de 400 mil pessoas, sem acesso ao recurso.