(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENEBRA

Mais de dois milhões de refugiados da Ucrânia em apenas 12 dias de invasão russa


08/03/2022 11:07

Mais de dois milhões de pessoas fugiram dos combates na Ucrânia nos 12 dias de guerra desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, de acordo com os dados atualizados da ONU publicados nesta terça-feira (8).

- 2.011.312 refugiados -

O Alto Comissariado das Nações Unidos para os Refugiados (Acnur) contabiliza 2.011.312 refugiados que fugiram da guerra da Ucrânia, segundo os dados publicados nesta terça-feira às 10H30 GMT (7H30 de Brasília).

Isto corresponde a 276.000 refugiados adicionais na comparação com segunda-feira.

As autoridades da ONU esperam que o fluxo aumente, sobretudo no caso de abertura de corredores humanitários que devem permitir, a princípio, aos civis sair das grandes cidades ucranianas cercadas pelo exército russo.

Até o momento, vários acordos de retirada fracassaram.

"Hoje, a saída de refugiados da Ucrânia alcançou 2 milhões. 2 milhões", tuitou o alto comissário para os refugiados, o italiano Filippo Grandi.

"Esta é a crise de refugiados de crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial", alertou Grandi no domingo.

Grandi visitou Romênia, Moldávia e Polônia, três países de fronteira com a Ucrânia, que recebem refugiados ucranianos.

De acordo com a ONU, até quatro milhões de pessoas podem abandonar o país devido ao conflito.

Antes do início do conflito, a Ucrânia tinha mais de 37 milhões de habitantes nos territórios controlados por Kiev, o que não inclui a península da Crimeia - anexada pela Rússia em 2014 - nem as duas zonas sob controle dos separatistas pró-Moscou do leste do país.

- Polônia -

Polônia recebeu mais da metade dos refugiados, 1.204.403, segundo o balanço do Acnur.

Antes da crise, 1,5 milhão de ucranianos já moravam na Polônia, a maioria para trabalhar neste país membro da União Europeia.

- Hungria -

A Hungria recebeu 191.348 refugiados, segundo o Acnur, pouco menos de 10% do total.

O país possui cinco postos fronteiriços com a Ucrânia e várias cidades limítrofes, como Zahony, disponibilizaram edifícios públicos para alojar ucranianos.

- Eslováquia -

Um total de 140.745 moradores da Ucrânia fugiram para a Eslováquia devido à guerra, 12.576 delas nas últimas 24 horas.

- Moldávia -

Um total de 82.762 refugiados estão no território moldávio, um pequeno país de 2,6 milhões de habitantes e um dos mais pobres da Europa, segundo o Acnur.

Após chegar à Moldávia, parte dos refugiados continua a viagem para a Romênia ou Hungria.

- Romênia -

O Acnur contabilizou 82.062 refugiados procedentes da Ucrânia até domingo. Assim como na Moldávia, muitos refugiados decidem seguir para outros países ao oeste.

- Rússia -

O número de pessoas que buscaram refúgio na Rússia não é atualizado desde 3 de março, quando era de 53.300 (3,1% do total).

O Acnur informou que, entre 18 e 23 de fevereiro, 96.000 pessoas passaram dos territórios separatistas pró-Moscou de Donetsk e Lugansk para a Rússia.

- Outros países -

A agência da ONU também informou que 210.239 pessoas, mais de 10% do total, se refugiaram em outros países europeus, mais distantes das fronteiras da Ucrânia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)