Jornal Estado de Minas

LONDRES

Mercado de metais de Londres suspende cotação do níquel ante disparada de preços

A bolsa de metais de Londres (LME) suspendeu a negociação de níquel nesta terça-feira (8), cujo preço superou por alguns minutos US$ 100.000 por tonelada,, diante do risco de escassez caso a Rússia não consiga exportar sua produção.



"Após novos aumentos sem precedentes no preço do níquel de três meses durante a noite, a LME tomou a decisão de suspender as operações, pelo menos pelo resto do dia", anunciou a bolsa em um comunicado.

O metal, usado para produzir aço inoxidável e baterias para carros elétricos, chegou a ser negociado 101.365 dólares por tonelada às 6H00 GMT (3H00 de Brasília). Uma hora depois, a cotação caiu a 82.195 dólares

O impacto econômico da guerra na Ucrânia desestabiliza as Bolsas e provoca a disparada dos preços das commodities.

Os preços de todos os metais estão em alta, mas o do níquel, do qual a Rússia é grande produtor, está particularmente elevado.

"A Rússia é o terceiro produtor mundial de níquel e o primeiro de produtos de níquel primário, como o níquel refinado necessário para baterias de veículos elétricos", explica Benjamin Louvet, analista da OFI AM.

Por enquanto, os principais produtores de metais do país foram poupados das sanções, mas muitas empresas do setor são comandadas por oligarcas próximos a Vladimir Putin", acrescentou.