Jornal Estado de Minas

Esperança

Ucrânia: com 20 gatos, cafeteria resiste à guerra

Aberto há seis anos em Lviv, na Ucrânia, o Cat Cafe Lviv é o lar de 20 gatos, que recebem os visitantes e pedem chamego enquanto eles comem e tomam um cafezinho. Segundo o proprietário, Serhii Oliinyk, os animais ajudam os consumidores a relaxar: muitos entram na loja apenas para brincar com eles. 


Porém, nos últimos dias, com a invasão russa,  o clima está cada vez mais pesado não só em Lviv, mas em toda a Ucrânia. Ollinyk e a família, porém, resolveram ficar e manter as portas do café abertas, não só como ato de resistência, mas para proteger os gatinhos. “Eles vivem aqui desde os 4 meses de idade. São como família. Percebemos que nunca vamos deixar nosso país, que esse é o único lugar onde nos enxergamos no futuro”, contou o comerciante ao site The Dodo. 





Os proprietários acreditam que, mais do nunca, os moradores da Ucrânia precisam encontrar o caf´´e de portas abertas (foto: Reprodução/ Redes Sociais)
Para Ollinyk, mais do que nunca, as pessoas na Ucrânia precisam do clima de paz e tranquilidade que os gatinhos ajudam a construir no café. “Atualmente, temos menos visitantes regulares, mas há pessoas que vêm até de outras cidades. Elas precisam de comida quente e emoções positivas.” Segundo o comerciante, duas das salas do café ficam no porão. Por isso, em caso de bombardeio, há um espaço seguro, tanto para as pessoas quanto para

No perfil do Facebook, Ollinyk agradeceu o apoio que tem recebido de todo o mundo. Com uma conta no PayPal, o estabelecimento vai doar 50% das transferências para o exército ucraniano.