Jornal Estado de Minas

ERBIL

Turquia bombardeia bases rebeldes curdas no norte do Iraque

A Força Aérea da Turquia realizou nesta terça-feira (1º) bombardeios no norte do Iraque contra bases rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em idioma curdo), provocando "perdas humanas", informaram as autoridades da Região Autônoma do Curdistão iraquiano.



"Aviões de combate turcos atacaram posições dos combatentes do PKK", uma guerrilha curda que opera em partes da Turquia e do Iraque, nas regiões iraquianas de Majmur e Sinjar, detalha o comunicado dos serviços antiterroristas do Curdistão, sem informar o balanço de mortos ou feridos.

"O bombardeio causou perdas humanas e materiais", diz a nota.

O PKK, grupo classificado como "terrorista" pela Turquia e seus aliados ocidentais, tem bases de retaguarda e campos de treinamento na região de Sinjar, assim como em áreas montanhosas do Curdistão iraquiano, fronteiriço com a Turquia.

Ancara, que instalou dezenas de bases militares nos últimos 25 anos no Curdistão iraquiano, lançou no segundo semestre de 2021 uma nova campanha militar contra o PKK, com bombardeios aéreos recorrentes e operações terrestres esporádicas.

"Segundo as informações que recebemos, a aviação militar turca bombardeou seis posições do PKK nas montanhas de Karjokh", acrescenta o comunicado.

A nota também menciona "ataques" contra "outras duas posições nas montanhas de Sinjar e na região adjacente na Síria", e ataques na zona de Shila, no Iraque, perto da fronteira com a Síria.

audima