(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas JERUSALÉM

Anistia Internacional publicará relatório sobre política de 'apartheid' de Israel


31/01/2022 19:11

A Anistia Internacional publicará nesta terça-feira um relatório no qual descreve a política de Israel em relação aos palestinos como "apartheid", apesar dos apelos daquele país para não divulgá-lo, revelou à AFP a secretária-geral da ONG, Agnès Callamard, nesta segunda-feira (31).

A Anistia Internacional, uma ONG de direitos humanos com sede em Londres, deve publicar um longo relatório acusando Israel de praticar uma política de "apartheid" em relação a palestinos e árabes israelenses, descendentes dos palestinos que permaneceram em Israel, após a criação do Estado hebraico em 1948.

Nesta segunda-feira, em um vídeo transmitido à imprensa, o chefe da diplomacia israelense, Yair Lapid, pediu à Anistia que não divulgasse o relatório, que ele considera "antissemita".

"A Anistia costumava ser uma organização valiosa que todos nós respeitávamos. Hoje é exatamente o oposto", disse Lapid, acusando a ONG de "não ser uma organização de direitos humanos, mas uma organização radical".

"Israel não é perfeito, mas é uma democracia ajustada ao direito internacional, aberta a críticas (...) Não vejo outra explicação", acrescentou Lapid.

De Jerusalém, Callamard rejeitou as acusações de antissemitismo e insistiu que o relatório fosse publicado.

"O relatório é resultado de quatro anos de trabalho, pesquisa e comprometimento com a base do movimento Anistia. Temos 70 seções no mundo representando 10 milhões de pessoas que apoiam este relatório e estão prontas para sua publicação", afirmou.

"Gostaríamos de ter conversado com o ministro das Relações Exteriores quando o abordamos pela primeira vez em outubro passado sobre o relatório, mas não obtivemos resposta. Agora é tarde demais para nos pedir para não publicá-lo", disse.

"Criticar as práticas do Estado de Israel não é de forma alguma uma forma de antissemitismo. A Anistia denuncia fortemente o antissemitismo... e denunciamos o antissemitismo de muitos líderes (políticos) em todo o mundo", acrescentou Callamard.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)