(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEUL

Coreia do Norte lança projétil não identificado


29/01/2022 21:23

A Coreia do Norte disparou neste domingo (noite de sábado, 29, no Brasil) "um projétil não identificado" no mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão, informou o exército da Coreia do Sul.

Trata-se do sétimo ensaio militar em 2022 da Coreia do Norte, que não realizava tantos testes com armamentos em um mês desde 2019, logo após fracassarem as negociações entre seu líder, Kim Jong Un, e o então presidente americano, Donald Trump.

"A Coreia do Norte disparou um projétil não identificado no Mar do Leste", informou em um comunicado o estado-maior conjunto sul-coreano.

O serviço da guarda costeira japonesa também informou a detecção de "um possível míssil balístico" norte-coreano.

Desde o colapso dos diálogos com o Trump, as negociações entre Pyongyang e Washington com os Estados Unidos ficaram estagnadas e o país asiático afundou economicamente devido às sanções internacionais e a um bloqueio autoimposto ao exterior para proteger sua população da covid-19.

Nesta semana, Pyongyang realizou dois testes com projéteis e fez outros quatro este mês, inclusive um que definiu com mísseis hipersônicos nos dias 5 e 11 de janeiro.

Nesta sexta, veículos de comunicação estatais divulgaram imagens de Kim Jong Un, vestindo seu habitual blazer preto de couro, visitando com outros oficiais uma fábrica de munições que, segundo estas informações, estava produzindo "um importante sistema armamentístico".

Em um discurso perante o partido em dezembro, Kim Jong Un reafirmou a intenção de avançar na modernização de seu arsenal e em janeiro o regime insinuou uma retomada dos testes com armas nucleares e mísseis intercontinentais, que suspendeu em 2017.

Os primeiros testes realizados este ano levaram os Estados Unidos a ampliar o regime de sanções contra Pyongyang que, no entanto, respondeu intensificando ainda mais o lançamento de mísseis.

Esta série de testes ocorre em um momento delicado para a região. O principal aliado da Coreia do Norte, a China, se prepara para inaugurar em alguns dias os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e a Coreia do Sul terá eleições presidenciais em março.

Internamente, a Coreia do Norte se prepara para comemorar em fevereiro o 80º aniversário de nascimento do pai de Kim, o falecido Kim Jong Il, e os 110 anos de seu avô, o fundador do pais, Kim Il Sung, em abril.

Alguns especialistas também apontam a necessidade do regime de promover uma propaganda positiva perante sua população que, segundo alguns informes, estaria enfrentando uma fome crescente e uma forte inflação dos produtos alimentícios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)