Jornal Estado de Minas

TUXTLA GUTIÉRREZ

Detidos no sul do México 164 migrantes sem documentos

Um total de 164 migrantes foram detidos em duas operações no estado de Chiapas, no sul, por agentes federais e guardas nacionais, informaram as autoridades nesta quarta-feira (26).



Em uma primeira operação, o Instituto Nacional de Migração (INM) informou que na noite de terça-feira "identificou" 84 estrangeiros que foram "abandonados pelos motoristas dos seis veículos em que eram transportados".

Os estrangeiros foram localizados a poucos metros de um posto de imigração perto de Tapachula, na fronteira com a Guatemala.

Em outra ação, agentes de imigração e guardas nacionais encontraram 48 migrantes que estavam hospedados em um hotel em Tapachula.

"Os estrangeiros, 36 da Nicarágua e 12 da Venezuela, não comprovaram sua permanência regular no país", informou a Migração, detalhando que sua deportação será realizada.

Em outro hotel de Tapachula, a polícia localizou 32 imigrantes indocumentados, incluindo três menores.

As autoridades mexicanas reforçaram suas operações para combater o fluxo migratório irregular que busca sobretudo chegar aos Estados Unidos.



Durante sua travessia pelo México, os migrantes enfrentam inúmeros perigos, como criminosos e traficantes de pessoas que os transportam em condições subumanas.

Em 9 de dezembro, um trailer que transportava 160 imigrantes irregulares colidiu com uma passarela de pedestres em uma rodovia em Chiapas (sul), deixando 56 mortos, a maioria guatemaltecos.

A tragédia ocorreu após a reativação de um controverso programa dos Estados Unidos que obriga os migrantes a esperarem no México pela resposta aos seus pedidos de asilo.

Mais de 190.000 pessoas sem documentos foram detectadas no México entre janeiro e setembro de 2021, o triplo do número de 2020. Cerca de 74.300 foram deportados.

audima