(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

EUA rejeitam por escrito demanda principal da Rússia, mas buscam 'via diplomática'


26/01/2022 18:53

Os Estados Unidos rejeitaram nesta quarta-feira (26), em sua resposta escrita à Rússia, uma das principais demandas de Moscou, ao se negarem a fechar as portas da Otan para a Ucrânia, mas afirmam ter proposto uma "via diplomática" para evitar uma nova guerra.

A carta, entregue pelo embaixador americano ao Ministério de Relações Exteriores da Rússia, chega em meio a tensões crescentes na fronteira russo-ucraniana, onde Washington disse esperar um possível ataque das forças russas.

"Tudo indica" que o presidente russo, Vladimir Putin, "vai usar força militar em algum momento, talvez entre agora e meados de fevereiro", declarou a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, que afirmou não saber se o mandatário russo já tomou uma decisão.

A número dois da diplomacia americana garantiu que os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, que começam em 4 de fevereiro, podem influenciar na decisão, já que, em sua opinião, o presidente chinês, Xi Jinping, não gostaria de ter Putin por lá caso "escolha esse momento para invadir a Ucrânia".

Países ocidentais acusam a Rússia de ter enviado mais de 100.000 soldados para a fronteira com a Ucrânia, de olho em uma possível ofensiva. Moscou, por sua vez, exige garantias de segurança, incluindo a não adesão de Kiev à Otan.

- "Porta aberta" -

Os russos, que enviaram rascunhos de tratados ao Ocidente, esperavam uma resposta por escrito.

Do lado americano da Aliança Atlântica, isso se concretizou, com duas cartas separadas entregues em paralelo nesta quarta-feira.

No entanto, os Estados Unidos "deixaram claro" que estão "comprometidos em manter e defender a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, e o direito dos Estados de escolher seus próprios acordos e alianças de segurança", disse o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, à imprensa.

"Defendemos o princípio da porta aberta na Otan", diz Washington em sua mensagem, segundo Blinken.

Da mesma forma, o secretário de Estado reiterou vigorosamente os alertas ocidentais de uma resposta sem precedentes contra a Rússia no caso de uma invasão ao país vizinho.

No entanto, assegurou que esta carta oferecia "um canal diplomático sério, se a Rússia assim o desejar", e disse que estava disposto a falar novamente "nos próximos dias" com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, com quem se encontrou na última sexta-feira em Genebra.

O governo americano propõe o relançamento das negociações formais sobre "controle de armas", em particular sobre a questão dos mísseis estratégicos e armas nucleares estacionadas na Europa.

Também menciona "a possibilidade de medidas de transparência recíproca em relação às posturas militares, bem como medidas para melhorar a confiança em relação aos exercícios e manobras militares na Europa", observou Blinken.

Nesta quarta-feira, negociadores russos, ucranianos, franceses e alemães se reuniram em Paris para tentar desescalar a crise após uma série de conversas russo-americanas na semana passada.

"É muito encorajador que os russos tenham concordado em voltar a entrar neste formato diplomático, o único em que os russos estão envolvidos", disse a presidência francesa, julgando que isso daria "uma indicação clara do estado de espírito" do Kremlin antes da reunião marcada para sexta-feira entre Emmanuel Macron e Putin.

- "Via beligerante" -

O governo dos Estados Unidos colocou na segunda-feira 8.500 soldados em alerta. Os militares poderiam ser adicionados à Força de Resposta Rápida da Otan, que conta com 40.000 militares. Mas a decisão de envio ainda não foi tomada.

A Otan anunciou que deixa suas forças em situação de espera, além de enviar barcos e aviões de combate para reforçar suas defesas no leste da Europa. A Rússia considera as tropas da Aliança em sua vizinhança uma ameaça existencial.

A aliança estendeu a mão à Rússia, mas está "preparada para o pior", afirmou seu secretário geral, Jens Stoltenberg.

Lavrov prometeu "medidas de respostas necessárias" se o Ocidente continuar nesta "via beligerante" e denunciou a "histeria" ocidental sobre a suposta eminencia de uma intervenção militar russa na Ucrânia.

Por sua parte, Kiev segue considerando o número de soldados russos na fronteira insuficiente para um grande ataque.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, também minimizou o impacto das possíveis sanções pessoais de Washington contra Putin, lançadas na terça-feira pelo presidente americano, Joe Biden.

Essas sanções não seriam "politicamente dolorosas" para o chefe de Estado russo, embora "destrutivas" paras as relações entre Moscou e o Ocidente, advertiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)