(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA não descartam nenhuma opção em caso de ataque russo contra a Ucrânia


18/01/2022 16:33

Os Estados Unidos informaram nesta terça-feira (18) que a Rússia prepara um possível ataque contra a Ucrânia, que poderia ocorrer a "qualquer momento" e advertiu que avaliam todas as opções para uma resposta.

"Nenhuma opção está descartada", disse a jornalistas a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, ao advertir para uma "situação extremamente perigosa".

"Agora estamos em uma etapa na qual a Rússia poderia, a qualquer momento, lançar um ataque contra a Ucrânia", afirmou.

A descrição de Psaki da situação em torno da Ucrânia vem quando os chefes da diplomacia dos EUA, Antony Blinken, e da Rússia, Serguei Lavrov, planejam se reunir em Genebra na sexta-feira.

Uma autoridade dos EUA que falou sob condição de anonimato disse que o objetivo de Blinken era ver "se há uma saída diplomática" e "pontos em comum" para convencer a Rússia a recuar da Ucrânia.

Ucrânia, Estados Unidos e países europeus expressaram profunda preocupação com o envio de tropas russas para a fronteira, apesar das repetidas negativas de Moscou sobre planos de uma invasão.

Se o presidente Vladimir Putin decidir lançar um ataque à Ucrânia, onde a Rússia já anexou a Crimeia e apoia separatistas pró-Rússia em outra região, "sérias consequências econômicas" serão impostas, disse Psaki.

"Nenhuma opção está descartada", acrescentou, alertando para uma "situação extremamente perigosa".

Psaki disse que "o presidente Putin criou esta crise".

"Você pode seguir o caminho diplomático. Nós certamente esperamos que eles tomem esse caminho. Existe a outra maneira. Cabe aos russos determinar o caminho que vão tomar e as consequências serão graves se não escolherem o diplomático", disse.

Embora os Estados Unidos e seus aliados europeus não tenham planos de enfrentar um ataque russo à Ucrânia com força militar, as contramedidas econômicas seriam diferentes das usadas no passado, alertou Washington.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)