(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISLAMABAD

Policial e dois agressores morrem em ação dos talibãs paquistaneses


18/01/2022 09:52

Um policial morreu, e dois ficaram feridos em um tiroteio na capital do Paquistão, Islamabad, onde dois agressores membros dos talibãs locais também foram mortos - disseram autoridades nesta terça-feira (18).

O tiroteio começou na noite de segunda-feira, quando os dois militantes armados do movimento Tehreek e Talibã Paquistão (TTP) abriram fogo, de uma motocicleta, contra um posto policial.

O Ministério do Interior ordenou uma investigação do incidente, um caso raro nesta capital fortemente vigiada.

O ataque foi reivindicado pelo TTP, que voltou à ação nos últimos meses fortalecido pela volta dos talibãs ao poder no Afeganistão, em agosto passado.

O ministro paquistanês do Interior, Sheik Rashid Ahmed, alertou sobre possíveis novos ataques na capital, onde a vigilância foi reforçada, devido à presença de dezenas de embaixadas.

"Isso é um sinal de que as atividades terroristas começaram em Islamabad", declarou o ministro à imprensa.

"Este é o primeiro incidente terrorista este ano, e precisamos ficar vigilantes", completou.

Movimento separado que compartilha raízes com o grupo afegão, o TPP afundou o Paquistão em um período de intensa violência, após sua formação em 2007.

Nascido nas zonas tribais do Paquistão na fronteira com o Afeganistão, o TTP matou dezenas de milhares de civis e agentes de segurança paquistaneses em menos de uma década.

O governo paquistanês anunciou no ano passado que alcançou uma trégua de um mês com o TTP, com a ajuda dos talibãs afegãos. Este breve cessar-fogo expirou em 9 de dezembro, devido à falta de avanços nas negociações de paz.

O TTP foi responsabilizado por centenas de sequestros e atentados suicidas em todo país e chegou a controlar grandes extensões do território, onde impuseram sua visão radical da lei islâmica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)