(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEUL

Coreia do Norte dispara 'projétil não identificado', segundo Seul


16/01/2022 22:03

A Coreia do Norte disparou um "projétil não identificado" no que parece ser seu quarto teste armamentista este mês, afirmaram nesta segunda-feira (domingo, 16, em Brasília) as forças armadas sul-coreanas.

O Estado-Maior Conjunto de Seul disse que "a Coreia do Norte disparou um projétil não identificado no Mar do Leste", em referência ao mar do Japão.

A guarda costeira japonesa também confirmou o lançamento. "A Coreia do Norte parece ter lançado um possível míssil balístico", disse um porta-voz à AFP, sem dar detalhes sobre sua possível trajetória.

Esse seria o quarto teste de armas de Pyongyang até agora este ano. Na sexta-feira, a Coreia do Norte disparou dois mísseis táticos guiados. Também disse que testou mísseis hipersônicos em 5 e 11 de janeiro.

Em resposta à série de lançamentos, os Estados Unidos impuseram na semana passada novas sanções ao país com armas nucleares - o que Pyongyang alegou ser uma "provocação".

A Coreia do Norte tem o "legítimo direito" à autodefesa, afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores à KCNA.

Apesar das sanções internacionais sobre seus programas de armas, Pyongyang dobrou seus esforços para modernizar as forças armadas, enquanto se recusa a responder aos apelos dos EUA por negociações.

Em uma importante reunião do partido que governa a Coreia do Norte no mês passado, Kim Jong-un prometeu continuar desenvolvendo as capacidades de defesa do país.

O diálogo entre Washington e Pyongyang segue paralisado, e a empobrecida Coreia do Norte também está sob um rígido confinamento autoimposto devido ao coronavírus, que afetou fortemente sua economia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)