UAI
Publicidade

Estado de Minas ATENAS

Morre o pintor grego Alekos Fassianos aos 86 anos


16/01/2022 18:06

O pintor grego Alekos Fassianos, conhecido por suas figuras da mitologia e do folclore grego, morreu neste domingo (16) aos 86 anos, informou sua filha.

O artista, que estava acamado há vários meses em sua casa em Papagou, nos arredores de Atenas, morreu "enquanto dormia" após uma longa doença, disse à AFP sua filha Viktoria Fassianou.

Fassianos dividiu sua vida entre a Grécia e a França, onde estudou litografia na Escola Nacional de Belas Artes e conviveu com escritores e pintores, como Matisse e Picasso, a quem admirava muito.

O artista parou de pintar em 2019, devido a uma doença degenerativa.

Sua filha, que dirige a empresa Fassianos Estates, e sua esposa, Mariza Fassianou, disseram à AFP que um museu com seu nome será inaugurado no centro de Atenas no outono de 2022.

Fassianos é conhecido por suas pinturas e litografias, expostas em todo o mundo, em que estão um ciclista que conheceu quando criança a caminho da praia, o cabelo alisado pelo vento descrito em suas leituras de mitologia, os peixes de Kea, sua ilha favorita, as ondas redondas como na Odisseia, e o pássaro de asas estendidas, assinaturas emblemáticas de sua obra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade