UAI
Publicidade

Estado de Minas DUBAI

Rebeldes houthis do Iêmen anunciam morte de líder importante


05/01/2022 22:56

Rebeldes houthis do Iêmen informaram nesta quarta-feira (5) que um de seus líderes do alto escalão foi morto lutando pela cidade estratégica de Marib contra forças pró-governo apoiadas por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita.

A agência de notícias houthi observou que o vice-governador rebelde da província de Chabwa, Ahmad al-Hamza, foi morto como "mártir na batalha", sem dar mais detalhes.

Fontes militares próximas ao governo garantem que a morte foi causada por um ataque aéreo da coalizão pró-governo na noite de terça-feira contra um "comboio de comandantes houthis".

Ambos os lados estão travando uma batalha feroz há meses pela cidade de Marib, o último grande reduto do governo e capital da província rica em petróleo de mesmo nome.

Rebeldes houthis apoiados pelo Irã e forças do governo apoiadas pela Arábia Saudita travam uma guerra de sete anos que causou milhões de desabrigados e uma das piores crises humanitárias do mundo.

As Nações Unidas estimam que o conflito matou 377.000 pessoas até o final de 2021, incluindo vítimas indiretas de fome ou doenças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade