Jornal Estado de Minas

KINSHASA

ONU denuncia quase 400 execuções extrajudiciais na RDC em novembro

Quase 400 execuções extrajudiciais foram registradas em novembro na República Democrática do Congo (RDC), das quais mais de 10% foram cometidas por forças de segurança congolesas, e o restante foi atribuído a grupos armados, informou a ONU nesta quarta-feira (5).



Em todo o país, "os agentes do Estado foram responsáveis por 39% das violações documentadas, incluindo execuções extrajudiciais de pelo menos 40 pessoas (24 homens, nove mulheres e sete crianças)", disse o Escritório Conjunto de Direitos Humanos da ONU (UNJHRO) na RDC em seu relatório mensal.

Os outros "61% das violações foram cometidos por combatentes de grupos armados, incluindo execuções sumárias de pelo menos 345 pessoas (258 homens, 61 mulheres e 26 crianças)", acrescentou.

A maioria dessas violações e abusos foi registrada na província de Kivu do Norte, seguida por Ituri, Tanganica e Kivu do Sul, todas as quatro no leste do país, diz o relatório da ONU.

Kivu do Norte e Ituri estão em estado de sítio desde maio, na tentativa de acabar com a atividade de grupos armados.

Essa medida excepcional deu plenos poderes aos militares, mas até agora não conseguiu impedir os abusos cometidos por grupos armados que desestabilizaram a região por mais de 25 anos.

audima