(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Recorde: 28.395 migrantes ilegais chegaram à costa da Inglaterra em 2021


03/01/2022 21:46

Um número recorde de 28.395 migrantes fez a perigosa travessia do Canal da Mancha em barcos precários até a Inglaterra em 2021, mais que o triplo do ano anterior, de acordo com a agência de notícias britânica PA.

Em comparação, em 2020 houve cerca de 8.400 chegadas nessas pequenas embarcações que cruzam uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo.

O fenômeno não para de crescer desde que em 2018 foram fechados os acessos ao porto francês de Calais (de onde parte a maior parte dos barcos para a Inglaterra) e ao túnel sob o Canal da Mancha que os migrantes costumavam cruzar escondidos nos numerosos caminhões que passam por lá diariamente.

Só em novembro de 2021, quase 6.900 pessoas chegaram às costas inglesas em barcos precários, incluindo um recorde de 1.185 em um único dia, informou a PA citando dados do Ministério do Interior britânico.

Essas crescentes chegadas clandestinas se transformaram em um pesadelo político para o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que havia prometido maior controle sobre a imigração após o Brexit.

As travessias também são uma fonte comum de tensão entre os governos britânico e francês: o primeiro considera insuficientes os esforços feitos pelo segundo para evitar que os barcos saiam de suas costas, apesar da ajuda econômica de Londres para o reforço da vigilância.

O contexto ficou ainda mais tenso após o naufrágio de uma embarcação em novembro no Canal da Mancha no qual morreram 27 migrantes, o mais letal nesta movimentada via marítima.

GETLINK


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)