(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Macron promete 'compromisso total' com presidência francesa da UE


31/12/2021 17:43

O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu nesta sexta-feira (31) "compromisso total" com a presidência rotativa da União Europeia (UE) e afirmou que 2022 deve ser "um ponto de inflexão europeu".

"A partir da meia-noite [horário local], a França assumirá a presidência da União Europeia e podem contar com o meu compromisso total para fazer deste momento [...] um tempo de progresso", disse durante o seu discurso de fim de ano.

"Pelo controle de nossas fronteiras, de nossa defesa, da transição climática, da igualdade entre mulheres e homens, da construção de uma nova aliança com o continente africano, de uma melhor supervisão das grandes plataformas de Internet e da cultura na Europa", detalhou.

Emmanuel Macron também afirmou que "2022 deve ser um ponto de inflexão europeu" e que a UE demonstrou seu valor na gestão da pandemia.

À zero hora (20h00 de sexta em Brasília), a França receberá o bastão da Eslovênia, que presidia o Conselho da UE desde 1º de julho, e depois o cederá à República Tcheca no segundo semestre.

A presidência francesa será marcada pelas eleições presidenciais em abril, para as quais Macron ainda não anunciou sua provável candidatura.

Bem cotado nas pesquisas para vencer o pleito, Macron atribuiu para si os louros da redução do desemprego e do aumento da vacinação dos franceses contra a covid-19.

Contudo, advertiu que "semanas difíceis" se aproximam por causa da variante ômicron, prometendo "fazer o possível para preservar a atividade [econômica] no país" e "evitar adotar restrições que pesem sobre nossa liberdade".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)