Jornal Estado de Minas

KIEV

Incêndio causado por vela deixa três mortos em UTI de covid na Ucrânia

Um incêndio provocado por uma vela destruiu uma unidade de terapia intensiva de covid-19 na cidade de Kossiv, no oeste da Ucrânia, deixando pelo menos três mortos e quatro feridos - informaram os serviços de resgate.



De acordo com as mesmas fontes, um funcionário de um hospital acendeu uma vela na noite de terça-feira (28), em homenagem a um paciente falecido recentemente por covid-19.

Ao entrar em contato com o ar saturado da UTI, onde funcionavam cinco concentradores de oxigênio, esse foco de calor provocou, "imediatamente", um incêndio nos equipamentos médicos.

"A ignorância das leis elementares da física e o desrespeito pelas regras de segurança levaram a perdas irreparáveis", lamentaram os serviços de resgate, em um comunicado.

Três pessoas, entre elas dois pacientes, morreram neste incêndio ocorrido no andar térreo do edifício. A identidade do terceiro falecido é desconhecida, assim como o destino do funcionário que acendeu a vela.

Quatro pessoas ficaram feridas, duas delas com queimaduras graves, acrescentou a equipe de resgate.

Na Ucrânia, incêndios e outros acidentes em hospitais e lares para idosos são frequentes, devido à deteriorada infraestrutura, ou a casos de negligência.

audima