(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAÇÕES UNIDAS

Conselho de Segurança da ONU adota resolução que facilita ajuda humanitária ao Afeganistão


22/12/2021 12:44

O Conselho de Segurança da ONU adotou nesta quarta-feira (22) por unanimidade uma resolução proposta pelos Estados Unidos que facilita a ajuda humanitária por um ano ao Afeganistão, que se encontra à beira de uma crise econômica, esperando que os talibãs não saiam beneficiados.

A resolução estabelece que "o pagamento de fundos" e "o fornecimento de bens e serviços necessários" para responder às "necessidades humanas fundamentais no Afeganistão", sejam "autorizados" e "não representem uma violação" das sanções impostas a entidades relacionadas ao Talibã.

Sua adoção representa um primeiro passo da ONU com o Afeganistão, governado desde agosto pelo Talibã, cujo governo não foi reconhecido pela comunidade internacional.

Busca reduzir o risco de que um forte fluxo de refugiados possa fugir da pobreza para os países vizinhos e responder a uma necessidade de assistência crescente, segundo os Estados Unidos.

Ao contrário de uma versão anterior do texto que previa exceções às sanções limitadas a cada caso - rejeitada na segunda-feira pela China -, a resolução adotada cobre a entrega de ajuda humanitária em um sentido mais amplo.

Para tentar garantir que a ajuda chegue aos afegãos e que os talibãs não se beneficiem, a resolução prevê uma revisão da exceção geral vinculada à ajuda humanitária em um ano.

A resolução "motiva fortemente os fornecedores" de ajuda humanitária a "minimizarem qualquer vantagem" direta ou indireta que possam ser obtidas por pessoas ou entidades alvo de sanções internacionais.

O texto também inclui um controle do destino das ajudas nos dois meses seguintes a sua distribuição, assim como um relatório da ONU sobre o funcionamento da assistência a cada seis meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)