Jornal Estado de Minas

LONDRES

Recuperação econômica do Reino Unido se desacelera no 3º trimestre

A recuperação econômica do Reino Unido após a pandemia se desacelerou mais do que o previsto no terceiro trimestre, antes do aparecimento da variante ômicron do coronavírus - de acordo com dados oficiais divulgados na quarta-feira (22).



Com a reabertura da economia, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,1% no período de julho a setembro, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) em um comunicado.

O número é inferior à previsão de 1,3% e se dá após um crescimento de 5,4% no segundo trimestre. Este valor foi revisado para baixo, devido à interrupção da cadeia mundial de abastecimento.

Os economistas anteciparam que a desaceleração se estenderá até o quarto trimestre, devido às restrições para se conter a variante ômicron do coronavírus.

Também nesta quarta, o ONS disse que a economia se aproximou dos níveis pré-pandêmicos no terceiro trimestre, após uma revisão dos dados do ano passado.

O PIB do Reino Unido se contraiu 9,4% em 2020, como resultado da crise de saúde da covid-19, uma queda menor do que o percentual anterior de 9,7%.

audima