(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAGDÁ

Dois foguetes caem perto da embaixada dos EUA em Bagdá


19/12/2021 13:39 - atualizado 19/12/2021 13:43

Dois foguetes Katyusha foram lançados, na madrugada de domingo (19), contra a superprotegida Zona Verde de Bagdá, onde fica a embaixada dos Estados Unidos - disseram as forças de segurança do Iraque em um comunicado.

"A Zona Verde de Bagdá foi alvo de dois foguetes Katyusha", afirmou a nota.

De acordo com o mesmo comunicado, "o primeiro foi abatido no ar por baterias de defesa C-RAM, e o segundo caiu em uma praça, danificando dois veículos".

Uma fonte de segurança disse à AFP que um foguete caiu perto da embaixada americana, e o segundo, a 500 metros de distância.

O porta-voz do Comando Central do Exército americano, comandante Bill Urban, disse que o incidente não deixou vítimas. Ele também confirmou para a AFP que nenhum dos foguetes atingiu a embaixada, nem a área onde as forças americanas estão instaladas.

Nenhuma organização assumiu até o momento a responsabilidade pelos disparos.

Nos últimos meses, dezenas de foguetes foram lançados, assim com ataques de drones, contra soldados, ou interesses americanos, no Iraque.

Washington costuma atribuir estes ataques a facções pró-iranianas do Iraque, ainda que nenhum grupo tenha reivindicado sua autoria.

O ataque de domingo ocorreu depois que o Iraque anunciou, oficialmente, o fim da "missão de combate" em seu território da coalizão internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos.

Cerca de 2.500 militares dos EUA e 1.000 soldados da coalizão vão permanecer no Iraque para formação, assessoria e assistência.

As facções pró-iranianas no Iraque exigem, no entanto, a retirada de todas as forças americanas do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)