(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HONG KONG

Tribunal de Hong Kong ordena liquidação da empresa matriz do jornal Apple Daily


15/12/2021 06:04

Um tribunal de Hong Kong ordenou a liquidação da empresa matriz do Apple Daily, em mais um golpe para o já fechado jornal pró-democracia.

O juiz Jack Wong aceitou o pedido do governo para liquidar a empresa Next Digital após uma breve audiência.

Não está claro como a decisão afetará a publicação do Apple Daily em Taiwan, que opera como uma subsidiária financeiramente independente.

O escritório da Next Digital em Taiwan não respondeu aos pedidos de comentário.

O Apple Daily fechou este ano depois que seus bens foram congelados com base em uma lei de segurança nacional que a China impôs em Hong Kong para sufocar a dissidência.

O proprietário do jornal, Jimmy Lai, de 74 anos, e vários diretores foram detidos e acusados pelos textos críticos publicados pelo jornal.

Todos enfrentam a possibilidade de sentenças de prisão perpétua caso sejam condenados pelas acusações de conspirar com forças estrangeiras para apoiar as sanções contra a China.

Lai já foi condenado à prisão por ter participado em manifestações pró-democracia nos últimos anos.

As autoridades locais buscam limitar a liberdade de imprensa em Hong Kong, enquanto Pequim molda a cidade à sua própria imagem após as grandes, e às vezes violentas, manifestações pró-democracia de 2019.

A Associação Mundial de Jornais e Editores concedeu recentemente a Lai e ao Apple Daily a "Caneta de Ouro", seu prêmio anual à liberdade de imprensa.

A associação elogiou o jornal como um "símbolo de democracia e dissidência". Também considerou Lai um crítico do controle de Pequim sobre Hong Kong.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)