(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAIA

Partidos fecham acordo para formar governo da Holanda após 9 meses de negociações


13/12/2021 21:56 - atualizado 13/12/2021 22:01

Quatro partidos conseguiram nesta segunda-feira (13) formar uma coalizão governamental na Holanda, que dará ao primeiro-ministro Mark Rutte a possibilidade de um quarto mandato, encerrando quase nove meses de negociações, segundo a imprensa local.

O VVD de Rutte (centro-direita), o D66 (centro-esquerda), o CDA (centro-direita), e o Christen Unie (conservadores) chegaram a um texto de acordo que será apresentado ao Parlamento na quarta-feira.

"É um bom acordo", disse Rutte a jornalistas ao deixar os diálogos, sem dar maiores detalhes.

Sigrid Kaag, cujo partido, D66, foi o segundo mais votado, acrescentou que se trata de "um acordo bom e equilibrado".

As negociações, iniciadas após as eleições legislativas de meados de março, duraram 271 dias, um recorde no país.

Mas a Holanda deverá aguardar o mês de janeiro para empossar o novo governo, enquanto os partidos distribuem os ministérios, em um momento em que o país enfrenta um repique de casos de covid-19 e protestos contra as restrições sanitárias.

Rutte, primeiro-ministro holandês desde outubro de 2010, havia apresentado sua renúncia em janeiro por um escândalo relacionado com benefícios sociais às famílias, mas seguiu no cargo de forma interina.

Segundo a imprensa holandesa, as políticas da nova coalizão poderiam incluir a extensão das creches gratuitas, investimentos no combate às mudanças climáticas e habitação e em pesquisas em energia nuclear.

Foi apresentado como um "governo de recuperação", que ajudará a Holanda a se levantar após a pandemia e investir fortemente em "problemas que não foram resolvidos por muito tempo", pontuou a rede pública NOS.

As negociações se arrastaram desde as eleições de março, demorando meses para decidir quais partidos integrariam a coalizão, sem mencionar as políticas que seriam adotadas.

No fim de outubro, as negociações superaram o recorde anterior na Holanda, de 255 dias de discussões em 2017 para formar uma coalizão.

- Líder de teflon -

Rutte e seu terceiro gabinete permaneceram a cargo do governo de forma interina desde sua renúncia coletiva em janeiro, devido ao escândalo em que milhares de pais foram acusados falsamente de cobrar subvenções familiares.

Mas o acordo para formar a quarta coalizão vai confirmar Rutte - chamado de "primeiro-ministro de teflon" - como o segundo governante mais longevo da Europa, atrás do húngaro Viktor Orban.

Os quatro partidos terão agora que apresentar o acordo na terça-feira a seus legisladores antes de submetê-lo ao Parlamento para um debate na quinta.

O governo poderá ser empossado em 10 de janeiro, segundo a NOS.

O ministério das Relações Exteriores poderá ficar nas mãos de Kaag, do D66, segundo a imprensa holandesa, apesar de ela ter renunciado ao mesmo cargo pela gestão das evacuações do Afeganistão após a tomada do poder pelos talibãs, em agosto.

O atual ministro da Saúde, Hugo de Jonge, face da impopular resposta governamental à pandemia, tem poucas chances de permanecer o cargo.

A Holanda viveu este ano seus piores protestos em décadas contra a imposição de restrições sanitárias, que incluem um confinamento noturno e limites ao número de visitantes nas residências.

RTL GROUP


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)